quinta-feira, 7 de março de 2013

"Como pensam e se comportam os adolescentes hoje"




       
   A Revista Veja realizou uma pesquisa durante dois meses ,ouvindo dezenas de jovens, pais, psicólogos e educadores sobre os desejos, dúvidas, receios e ambições da adolescência . Uma enquete com 527 pais e jovens de 13 a 19 anos de todo o país, identificou hábitos e comportamentos desta nova geração .

Eis algumas conclusões:

* os meninos e meninas que nasceram a partir de 1990 não almejam fazer nenhum tipo de revolução – nem sexual nem política, como sonhavam os jovens dos anos 60 e 70. Mudar o mundo não é com eles. O que querem mesmo é ganhar um bom dinheiro com seu trabalho.
* São mais conservadores em relação aos valores familiares .
* Fruto da revolução tecnológica e da globalização, eles formam, a geração do "tudo-ao-mesmo-tempo-e-agora" .
* São capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo (as de estudo, nem sempre a contento), porque celular, iPod, computador e videogame praticamente viraram uma extensão do corpo e dos sentidos. Segundo Felipe Mendes, diretor-geral da Research International: "O que preocupa nesta geração é que eles são concretos em relação a dinheiro e trabalho, mas muito básicos em seus sonhos e impessoais e virtuais nos prazeres que deveriam ser reais".
*O fato de estarem sempre conectados os leva a ter interesse por mais assuntos e a ser mais bem informados de maneira geral. O lado ruim é que raramente tentam aprofundar-se em algum tema. Mudam de opinião com rapidez e frequência proporcionais ao liga-desliga do computador.
*Mais do que ocorria nas gerações de jovens anteriores, suas decisões costumam estar envoltas em interrogações, como se a vida fosse um eterno teste de múltipla escolha.
*Plugados ao mundo, aos sites de relacionamentos como Orkut e aos serviços de mensagens instantâneas, eles movem-se em rede e estão menos divididos em tribos.

Esta reportagem foi retirada do site da revista Veja. Para ler a reportagem completa click no link abaixo: 



2 comentários:

  1. Achei esta reportagem bem interessante pois além de evidenciar o comportamento de alguns adolescentes ,apresenta algumas sugestões de educadores e psicólogos que podem ajudar aos pais.

    ResponderExcluir
  2. Por esta reportagem podemos perceber a influencia da tecnologia no comportamento dos adolescentes hoje em dia: Mudam de opinião rapidamente, são bem informados, estão sempre plugados. De fato, a reportagem é muito interessante.

    ResponderExcluir